O Município de Campina Grande irá desobrigar o uso de máscaras em ambientes abertos até a próxima sexta-feira (11). As novas medidas de flexibilização em relação a pandemia serão estabelecidas em decreto que será publicado nos próximos dias. A medida vai de encontro ao governo do Estado que ainda recomenda o material de proteção contra as síndromes gripais, entre elas a Covid-19.

O secretário de Saúde municipal, Gilney Porto, afirmou que a atual situação epidemiológica permite a tomada de decisão. Os dados e a sugestão foram apresentados para análise do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) que já liberou a obrigatoriedade do uso da máscara.

Posteriormente, a ideia é também desobrigar o uso da máscara também em ambientes fechados. Nesse caso, somente após um trabalho de testagem para verificar a situação.

“A taxa de transmissão está muito baixa na nossa cidade. Temos vacinação com grande adesão pela população e taxa internamento muito baixa. Então isso não temos motivos de obrigatoriedade do uso da máscara”, destacou.

Gilney disse ainda que a cidade apresenta apenas sete pacientes internados pela doença do Hospital Pedro I, referência no tratamento da Covid-19, taxa de transmissão menor que 0,5 e vacinação na primeira dose acima de 95%, segunda dose acima de 80% e terceira dose acima de 60%.

“Isso favorece a gente evoluir na medida contra o Covid-19. Nessa forma, agente está liberando o uso de máscara em ambiente aberto”, completou.