Bruno Farias (Cidadania) afirmou que a fila de pacientes que esperam por cirurgia eletiva diminuiu vertiginosamente

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (19), o líder da situação, vereador Bruno Farias (Cidadania), esclareceu algumas informações divulgadas na imprensa local sobre uma fila de 400 pacientes que aguardam por cirurgias no Complexo Hospitalar Tarcísio de Miranda Burity, o Trauminha. De acordo com o parlamentar, esse número representa uma queda vertiginosa em relação ao registrado no início da gestão do prefeito Cícero Lucena (PP), que era de 1.200 pessoas.

“Quando o prefeito assumiu, em 2021, nós tínhamos uma demanda reprimida de 1.200 cirurgias, a famigerada ‘fila do osso’. De lá pra cá, esse número caiu vertiginosamente. Hoje temos 400 cirurgias eletivas a serem realizadas”, destacou o líder.

Bruno Farias também explicou que o Trauminha é um hospital de portas abertas, ou seja, atende pessoas de todos os municípios que procuram atendimento de urgência e emergência. “O Traminha tem uma demanda enorme de pessoas na urgência e emergência. Se fechássemos esse serviço, daqui para o fim do mês essas 400 cirurgias eletivas seriam realizadas. Ocorre que o hospital, por ser de portas abertas precisa compatibilizar as cirurgias de urgência com as eletivas”, justificou.

“As pessoas pensam que existem 400 pessoas nos leitos do Trauminha esperando atendimento. Não é assim. A cena dantesca de pessoas aguardando atendimento nos corredores do hospital é uma realidade que não existe mais. De 1º de janeiro de 2021 para cá a realizada é outra. O hospital passou por uma ampla reforma em praticamente todos os leitos, que são climatizados”, elogiou.

O parlamentar ainda enalteceu o trabalho realizado pela equipe do hospital, que, segundo ele, tem dado o máximo de si para oferecer um serviço de qualidade aos pacientes do SUS. “Conheço o esforço, a dedicação e competência de Dr. Alexandre, que tem se revelado um gestor formidável, atento. Esses números refletem o trabalho bem feito que é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar no Complexo Hospitalar de Mangabeira”, parabenizou o líder.

Em apartes, vários vereadores teceram elogios ao diretor do Trauminha, Dr. Alexandre, e aos avanços conquistados na prestação de serviços do hospital. “Estamos todos felizes em ver aquele hospital funcionando em sua plenitude”, testemunhou Bosquinho (PV).